Em 2000, a novela Laços de Família, de Manoel Carlos, fez o maior sucesso. Uma novela que marcou com o hit “Love by Grace” da Lara Fabian. A trilha nacional foi puxada pela música “Devolva-me” da Adriana Calcanhoto. Essa canção fazia parte do álbum Público, gravado ao vivo. Para entrar na trilha, o diretor musical da TV Globo, Mariozinho Rocha, solicitou uma versão de estúdio para a gravadora Sony Music.

A artista já tinha um álbum ao vivo, que vendeu mais de 250 mil cópias.

Aproveitando a versão de estúdio que só a gravadora tinha, decidiram lançar uma coletânea chamada Perfil, reunindo os sucessos dos três primeiros álbuns da carreira de Calcanhoto.

Foram quase 200 mil discos vendidos, consagrando o nascimento de uma série de enorme sucesso comercial.

No ano seguinte, em 2001, a gravadora lançou a coletânea Perfil do cantor Billy Paul, novamente em parceria com a Sony Music (Globo Columbia), reunindo 12 gravações do arquivo da Sony Music e mais dois remixes inéditos.

André Werneck, que trabalhou durante 11 anos na gravadora Som Livre, cuidando do repertório internacional das novelas da TV Globo, tratou tudo diretamente com o Rodrigo Vieira, top DJ que na época trabalhava com projetos especiais na gravadora, com base em Miami. Junto com Paulo Jeveaux, grande produtor e parceiro de Werneck em diversos remixes, combinaram o trabalho e produziram os Power Mixes de “Your Song” e “Bring The Family Back”.

“Como não havia acapella de nenhuma música do artista, a solução foi produzir os remixes usando as gravações originais”, Werneck comenta.

Segundo Paulo Jeveaux, o remix de “Your Song” tinha algumas características interessantes. Algumas músicas da época não eram gravadas com click e o andamento (BPM) variava muito, então ele teve que cortar a música, quase que de compasso em compasso e foi ajustado o andamento da música com o time stretching.

Na época a tecnologia não era como hoje em dia. O som do time stretching era bem ruim e depois de mexer muito, ele descobriu que o grande problema era com os graves, então, teve que cortar todos os graves da música original e depois refez os bumbos (kicks) e tocou o baixo de novo. Até a guitarra, às vezes, teve que gravar novamente para “retocar” o grave. Foi um trabalho grande e muito técnico para poder fazer com que o remix se tornasse viável.

Parte do plano de marketing era trabalhar as músicas com suporte dos DJs e para isso a Sony Music produziu um CD Single com os dois remixes.

Anos se passaram e o remix de “Your Song” virou um hino nas melhores festas de casamento do país. É um clássico turbinado para as pistas que funciona há 17 anos!

Ouça o remix: