Batizada de “DJ Mag’s Top 50 Festivals 2019“, a pesquisa, em vez de ser aberta ao público geral para votos, foi moldada em cima de opiniões de quem está na linha de frente dos eventos: os DJs.

A publicação por trás de inúmeros rankings de prestígio no meio da música eletrônica divulgou que centenas de profissionais de seus Top 100 DJs e Alternative Top 100 DJs participaram da pesquisa, mandando seus votos de forma anônima, para haver o máximo possível de privacidade e sinceridade.

O resultado são 50 destinos para você colocar na sua wishlist pessoal de viagens, passando por Miami, Bélgica, Holanda, Barcelona, leste europeu, deserto californiano e muito mais.

Veja quem pegou uma posição no Top 10 e, em seguida, confira os outros 40 festivais que foram lembrados e elogiados por alguns dos melhores DJs do mundo.

01 – Tomorrowland

Para a surpresa de ninguém, o gigante belga ficou com o primeiro lugar na votação. Com ingressos para mais de 180 mil pessoas esgotados em minutos, o festival se destaca por sua produção de palco impecável e mirabolante e seus lineups quase que 100% focados na música eletrônica e suas vertentes. Criado em 2005, o evento acontece na Bélgica e já teve edições nos Estados Unidos, Brasil e França.

02 – Glastonbury

Em segundo lugar, temos um dos mais clássicos festivais de música de todos os tempos. O Glastonbury acontece regularmente no verão inglês desde os anos 70. Sua escalação é abrangente, com espaços e tendas dedicadas à EDM e palcos principais recebendo os maiores nomes do rock e da música pop.

03 – Ultra Music Festival

The Prodigy, Underworld, Orbital, Kraftwerk, Groove Armada, Justice e Paul van Dyk são alguns dos nomes que já pisaram nos palcos do UMF, que nasceu em Miami no fim dos anos 90. De lá pra cá, o evento criou ramificações com edições em países como Colômbia, Brasil, África do Sul, Brasil, Coreia do Sul, Cingapura e México.

04 – Awakenings

Perto de Amsterdã, na cidade de Spaarnwoude, acontece o Awakenings, maior festival de techno da Holanda. Anualmente, são 2 dias de música, com mais de 80 mil pessoas e centenas de nomes conhecidos em seus lineups, como Adam Beyer, Joseph Capriati, Nina Kraviz e Richie Hawtin.

05 – Sónar

Um dos mais importantes festivais de música de vanguarda e instalações artísticas, o evento catalão ganhou vida em 1994 em Barcelona. De lá pra cá, se estabeleceu como referência de escalações ousadas e apostas em nomes menos óbvios, mesmo já tendo recebido em seus palcos nomes como Daft Punk e Chemical Brothers.

06 – EDC Las Vegas

No sexto lugar, temos o Electric Daisy Carnival, um dos principais eventos de música eletrônica dos Estados Unidos. Envolvido em polêmicas de organização, lotação e calor extremo em anos recentes, o EDC continua firme e forte, recebendo mais de 400 mil participantes em seus três dias de música e suor.

07 – Exit

Da Sérvia, vem o posto de número de 7 na votação da DJ Mag. O EXIT acontece na cidade de Novi Sad desde os primeiros anos da década passada. Celebrando 4 dias do verão europeu em julho, o festival já contou com Massive Attack, Beastie Boys e LCD Soundsystem, entre outros. Menor, o evento comporta “apenas” 25 mil entradas, dando um ar mais aconchegante e exclusivo às festas.

08 – Untold

Caçula do Top 10, o Untold tem apenas 4 anos de idade. Também no leste europeu, na Romênia, o evento reuniu mais de 300 mil pessoas durante 4 dias em sua edição de 2018. Charli XCX, Bonobo, Armin van Buuren, Tiësto, Hardwell, Afrojack e Martin Garrix são alguns dos nomes que já pintaram por lá. O festival, inclusive, já é tão importante que virou espécie de parceiro turístico da Romênia, com seus participantes ganhando entradas a vários passeios e atrações do país.

09 – Coachella

Possivelmente o festival mais famoso do mundo, o gigante do deserto californiano acontece há 20 anos na cidade de Indio, a 2 horas de Los Angeles. Atualmente, suas famosas e ecléticas escalações se repetem em 2 fins de semana seguidos em abril, levando mais de 200 mil pessoas às suas tendas, palcos e instalações artísticas.

10 – Dekmantel

Um dos mais proeminentes festivais de música eletrônica dos tempos atuais, o evento holandês fecha o Top 10 da DJ Mag com a façanha de elevar sua reputação anualmente desde 2013, quando foi criado. A mistura de nomes carimbados com novos talentos é uma aposta que tem se mostrado certeira, com a marca organizando edições até fora da Holanda, inclusive em São Paulo no ano passado.

Abaixo, veja o restante dos festivais que completam o Top 50 da DJ Mag:

11. BURNING MAN
12. TIMEWARP
13. CREAMFIELDS
14. MOVEMENT
15. PAROOKAVILLE
16. WORLD CLUB DOME
17. LOVE INTERNATIONAL
18. OUTLOOK
19. FUSION
20. DOUR
21. LOLLAPALOOZA
22. MYSTERYLAND
23. BOOMTOWN
24. DIMENSIONS
25. SZIGET
26. MELT!
27. SUNBURN
28. 51ST STATE
29. PARKLIFE
30. KAPPA FUTURFESTIVAL
31. JUNCTION 2
32. SHAMBHALA
33. SONUS
34. ROCK IN RIO
35. DREAMBEACH
36. LOST VILLAGE
37. DEFECTED CROATIA
38. HOUGHTON
39. SUNCÉBEAT
40. SW4
41. ELECTRIC ZOO
42. LET IT ROLL
43. BALATON SOUND
44. UNSOUND
45. PRIMAVERA
46. WE ARE FSTVL
47. SUNANDBASS
48. BPM
49. HOSPITALITY IN THE PARK
50. DOMINATOR