Spotify, em mais um passo para tirar as gravadoras do meio do caminho, anunciou hoje (20/09), que agora permitirá que artistas independentes façam upload de suas músicas diretamente para o seu serviço.

O recurso de upload está sendo lançado na versão beta no Spotify for Artists e vai permitir que os artistas rastreiem as métricas que envolvem seus streams/plays e os dados demográficos de sua base de fãs.

Os artistas poderão fazer o upload da música, visualizar como a faixa vai aparecer, em seguida, editar os metadados da música, se for necessário.

Eles também poderão escolher quando essas novas faixas serão publicadas no Spotify.

Mais importante ainda, o Spotify diz que os artistas serão pagos normalmente por suas músicas – os pagamentos de royalties serão simplesmente depositados diretamente nas contas bancárias dos artistas todos os meses. Outro novo relatório no painel de controle detalhará quanto cada track está ganhando e quando podem esperar receber o pagamento.

A EMPRESA VAI OFERECER 50% DA RECEITA LÍQUIDA DO SPOTIFY COM ARTISTAS PARA AS MÚSICAS QUE ELES ENVIAM

A opção de upload é gratuita e o Spotify diz que não irá deduzir quaisquer taxas ou comissões próprias. Publicando diretamente na plataforma, os artistas vão ganhar mais.

O recurso de upload direto de músicas também significa que os artistas que possuem seus próprios direitos podem ganhar destaque no Spotify, se chamarem a atenção dos editores de listas de reprodução – algo que o Spotify agora facilita também, com recurso específico.

O recurso de upload está estreando na versão beta apenas em formato de convite nos EUA, segundo o Spotify.

O que será que as principais gravadoras acharam disso?

Leia o anúncio oficial, em inglês: https://artists.spotify.com/blog/now-in-beta-upload-your-music-in-spotify-for-artists