Segundo o jornal “Le Monde“, Zdar, de 52 anos e pai de três filhos, caiu de maneira acidental da sacada de um andar alto de um edifício em Paris.

Zdar era um nome aclamado na cena eletrônica francesa desde os anos 90, conhecida como French Touch.

Engenheiro de som de Gainsbourg

Zdar foi engenheiro de som nos anos 80 para artistas como Serge Gainsbourg, quando conheceu Boom Bass, com quem produziu o primeiro álbum da lenda do hip-hop francês MC Solaar.

Decidiram, então, criar a dupla Cassius em homenagem ao boxeador Cassius Clay, mais conhecido como Mohammed Ali, e alcançaram um notável sucesso no círculo da música eletrônica graças a quatro álbuns e diversos singles.

Antes dos Daft Punk, em 1997, Zdar chamou a atenção do mundo sobre o que se passava na França, o Motorbass havia definido uma nova sonoridade dançante, onde as técnicas do Hip Hop serviam para erguer uma nova House Music.

A peculiar mistura de música house, funk e hip hop rendeu à dupla uma legião de fãs e permitiu a Zdar lançar colaborações prestigiadas como com os britânicos do Franz Ferdinand.

No Twitter

O líder da banda britânica, Alex Kapranos, foi um dos primeiros a reagir com uma mensagem no Twitter ao ser informado da morte de Zdar.

“Totalmente devastado pela perda de meu amigo Philippe Zdar. Não posso realmente processar essa informação neste momento”, escreveu no Twitter.

Vários outros artistas e políticos se manifestaram após a morte do artista. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, se uniu às condolências com uma mensagem no Twitter na qual expressou “tristeza” pela morte. Calvin Harris também lamentou a perda e disse que aos 15 anos ficou impressionado ao ouvir a música da dupla.

Sobre o Artista

Philippe Zdar começou a carreira como cantor e baterista em bandas de Punk. Conseguiu um trabalho num estúdio de música em 1980. Trabalhou como engenheiro de som para Serge Gainsbourg e, mais tarde, formou os Motorbass com o músico, produtor e DJ Etienne de Crécy.

Em 1996 formou os Cassius com Hubert Blanc-Francard. Seu primeiro álbum homônimo “Cassius” foi lançado em 1999, após diversos singles anteriores e foi sucesso imediato, apoiados por videoclipes divertidos e maravilhosos.

A dupla, cheia de planos para o futuro, estava divulgando seu novo álbum, com lançamento previsto para hoje, 21/6. Em seu Twitter, o álbum Dreems era grande destaque, com diversos posts.

Também tinham apresentação agendada na conceituada casa parisiense, L’Olympia:

Uma grande e triste fatalidade, que leva embora um grande profissional e criativo da música eletrônica mundial.